Mais do que um livro de crônicas, o projeto nasceu com o intuito de ser uma grande co-construção, inspirada na icônica coluna Modern Love, do New York Times.
Ao longo dos últimos anos, o autor coletou histórias de amor de pessoas que lhe são muito próximas e queridas, para que juntos se tornassem confidentes. Essas histórias estão divididas em duas partes:
Na primeira – Meu primeiro amor – temos histórias de primeiros amores, primeiros grandes amores e amores tão grandes que fazem o leitor se sentir como se estivesse amando pela primeira vez.
Na segunda – Meu último amor – o livro traz histórias de partida, de autoconhecimento, dos perrengues da vida de solteiro, e do amor familiar – que resiste a tudo e nos dá raízes para crescermos, florescermos e resistirmos às mais terríveis secas e tempestades.
O autor recebeu um material diverso para compor a obra: áudios de cinco a cinquenta minutos, com vídeos, fotos, lágrimas e suspiros. A transcrição deste material dá ao leitor a possibilidade de se conectar com as mais variadas pessoas e suas intimidades, tornando-o também um confidente.